Empreendedorismo em negócios de impacto social

Somos uma comunidade de empresas, associações e empreendedores com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico de comunidades de baixa renda de São Paulo por meio do empoderamento de pequenos empreendedores de negócios de impacto social.

Este programa faz parte do projeto Enel Compartilha Empreendedorismo e pretende trazer transformações reais para pequenos empreendedores do ramo de corte e costura de comunidades de baixa renda, por meio de capacitação e preparação para o mercado de trabalho.

Esta é a sua oportunidade de participar das nossas lives, se inscrever e fazer parte do nosso programa de aceleração. Assim, você poderá se capacitar sobre do mercado de costura, adquirir conhecimentos de formação de preços, finanças, contabilidade e vendas on-line. Além de formalizar seu negócio e ganhar identidade visual, você também terá acesso à plataforma de vendas on-line e receberá tecidos para reutilizar, transformar, produzir e comercializar seus produtos.

Conheça as etapas do programa de aceleração de costureiras do projeto Enel Compartilha Empreendedorismo:


Já realizamos as etapas 1, 2 e 3 que consistiram em uma série de lives de empreendedorimo (dias 05, 19 e 26/11) e de mercado de costura e tendências (dia 03/12) e também já realizamos em 05/12 o Enel Weekend que consistiu em um encontro para aquelas pessoas que não possuíam grupos conhecerem novas pessoas, para montarem grupos e participarem do programa de aceleração.

Veja nossas próximas etapas:

Etapa 4 – CADASTRO NO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO: Você já possuía ou montou um grupo novo de pelo menos 5 pessoas? Então faça seu cadastro aqui em nossa comunidade, no canto superior da tela deste site e se inscreva para o programa de aceleração do projeto Enel Compartilha Empreendedorismo. 

Prazo para cadastro é de 03/12/2020 à 18/12/2020 às 17hs.


Etapa 05 – DESAFIO (apresentação de amostra de projeto): Os grupos inscritos para o programa de aceleração deverão propor um projeto de upcycling (economia circular - técnica em que são utilizados materiais recicláveis para criação de novas peças), utilizando uniformes antigos da Enel e de alguns parceiros para confecção de novos produtos. Entregaremos os kits com uniformes para confecção das amostras entre os dias 15/12/20 e 23/12/20. 

Os grupos deverão acessar o formulário de cadastro novamente e incluírem fotos de uma amostra do projeto com valor de venda até o dia 10/01/21 às 17hs.


Etapa 06 – SELEÇÃO: Serão selecionados 5 (cinco) grupos para participarem do programa de aceleração. A seleção será baseada na análise dos perfis dos grupos, entrevistas, visitas e qualidade dos projetos apresentados. Os projetos serão avaliados, conforme qualidade de acabamento, viabilidade financeira, design, grau de aproveitamento dos uniformes e demanda de mercado. Divulgaremos os 5 grupos ganhadores em 28/01/21.


Etapa 07 – BEM-VINDOS À NOSSA COMUNIDADE: Os 5 (cinco) grupos ganhadores serão cadastrados no site de nossa comunidade empoderandovidas.com.br e receberão capacitação, mentoria, criação de logomarca, plataforma de vendas on-line, assessoria jurídica e contábil e matérias-primas de 12/02 a 30/03/2021.


Etapa 08 – EMANCIPAÇÃO E OPORTUNIDADES - 30/03/21: Os 5 (cinco) grupos que participaram do programa de aceleração se tornarão parceiros da Enel para possíveis demandas futuras e o grupo que mais se destacar receberá uma encomenda significativa de produção por parte da Enel. Além disso, estes 5 (cinco) além disso estes grupos terão acesso à plataforma on-line da eSolidar, onde poderão fazer vendas on-line, vaquinhas, leilões e arrecadação de fundos.


TEMOS UMA SURPRESA PARA VOCÊ !!!


Os 05 grupos de costureiras que participarem do programa de aceleração ganharão uma máquina de costura profissional no valor aproximado de R$ 2.000,00 cada e o melhor grupo ganhará um pedido de compras no valor de R$ 10.000,00 para confeccionar peças a partir dos uniformes da Enel.

Programa de aceleração para costureiras

Iniciamos o programa de aceleração para costureiras no dia 05/11/2020. Realizamos 04 lives através do canal do Youtube da Enel.

Impactamos mais de 800 pessoas, abordamos os temas: Empreendedorismo, programa de aceleração, tutorial mercado de costura, tendências e economia circular.

Os participantes do programa receberam capacitação sobre mercado de costura, conhecimento de formação de preço, finanças, contabilidade e vendas on-line. 

Os grupos tiveram o prazo de 23/12 à 17/01, para criarem amostras feitas com tecidos de uniformes da Enel e Azul linhas áreas.  

16 grupos se cadastram na plataforma empoderandovidas.com.br, criaram uma amostra para concorrer ao programa de aceleração.

Evento Enel Weekend

Realizamos no dia 05/12, das 09h às 12h, o evento presencial Enel Weekend para ajudar os participantes a conhecerem pessoas e formarem grupos. Participaram 15 pessoas, e durante o evento houve a formação do grupo Sinergia composto pelas integrantes Josiele, Andreia, Maricléia, Anália e Gréthia, que estão entre os 05 grupos acelerados.

Grupo Sinergia criado no Enel Weekend

Grupos inscritos no programa de aceleração para costureiras

Agradecemos à participação de todos os grupos no programa de aceleração para costureiras da Enel.

  • Roses
  • Mulheres do futuro
  • Sinergia
  • Costureiros do amanhã
  • Viver Melhor
  • Mundo novo
  • Colmeia Tiradentes
  • Juntos somos mais fortes
  • Boulevard brilhos do sol
  • Florescer
  • Bolsas eco sustentáveis
  • Costura zona sul
  • Costureiras em ação
  • Somos nós zona leste
  • Costurando estrelas
  • Costurando felicidade

Mural Enel Weekend

Fotos das amostras feitas com tecidos de uniformes da Enel e Azul linhas áreas.

Visitas aos 05 grupos acelerados

Durante as etapas do programa, foram feitas visitas para conhecer melhor os 05 grupos acelerados e o espaço físico utilizado de costura.

Dinâmica presencial

Realizamos nos dias 15 e 16/02, um encontro presencial com os grupos, para trabalhar os temas: Saúde mental, felicidade no trabalho, performance e liderança. Todos os integrantes foram participativos nas dinâmicas propostas em sala, e através da vivência gerou muitas reflexões positivas nos participantes.

.

                                     

Atenção grupos acelerados

Devido a extensão da fase emergencial em SP, ainda não concluímos o treinamento vendas on-line na prática e a segunda rodada de visitas. Temos uma agenda para concluir antes do encerramento do programa que está previsto para acontecer em Maio.

Assim que possível comunicaremos a nossa agenda.




Quer ser nosso parceiro para realizar programas de aceleração para empreendedores de impacto periférico ou implantar projetos sociais em comunidades de baixa renda?